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Empreendedorismo

GATILHOS MENTAIS: VEJA PORQUÊ VOCÊ PRECISA DELES PARA VENDER

Postado em 03/07/2020 às 12:05 por Suporte

Você sabe o que significa o termo “gatilhos mentais”? Se não, está mais do que na hora de começar a usar essa técnica para triplicar as suas revendas e, por isso, vim aqui te ensinar a aplicar isso na prática e só aproveitar os resultados. Vamos lá?

 

Primeiro, vamos para o conceito desse termo:

Os gatilhos mentais fazem parte da psicologia e a compreensão dela é a chave para o sucesso de qualquer negócio. São estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Existem vários tipos de gatilhos mentais, entre eles, o de Escassez: “Tive que perder para dar valor”, Urgência: “É agora ou nunca!”, Autoridade: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, Reciprocidade: “Gentileza gera gentileza”, Prova Social: “Diga-me com quem anda…”, Por que: “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”, Antecipação: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Alan Kay), o gatilho de Novidade e muitos (muuuitos!) outros. Mas hoje, daremos uma atenção especial ao gatilho mental mais usado (e o mais eficaz): o da ESCASSEZ.

 

Por que utilizar essa técnica em minhas vendas?

Essa pergunta é bem fácil de responder. Um dos piores sentimentos que o ser humano pode ter é o de frustração. Você conhece aquela expressão: só dá o devido valor quando perde? É justamente nesse conceito que o gatilho mental da escassez se enquadra. Ele movimenta as pessoas pelo sentimento de que eles podem perder algo muito bom, raro ou único. O princípio da escassez e da urgência é um dos mais importantes para uma estratégia de marketing bem-sucedida, pois ele é capaz de ativar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.

A melhor forma de colocar esse gatilho mental em prática é sugerir que os seus produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto. Então, fique muito atento a regra básica da persuasão: Não deixe que percebam que você está persuadindo. Por exemplo: quando o produto é peça única, aposte em frases de exclusividade. Diante de uma promoção, deixe claro que os preços e as condições de pagamento para aquela promoção serão por tempo limitado ou enquanto durar o estoque.

“Tá, mas como posso inserir isso em meu negócio?”

Isso é bem fácil e eu vou te mostrar algumas aplicações práticas que você poderá fazer.

  1. TEMPO

Deixe claro que o tempo para ele adquirir tal produto ou serviço está acabando. Por exemplo: “É só até amanhã. Corra pra loja, pois você só tem até amanhã para realizar a compra” ou “A oferta ficará disponível apenas até meia-noite”.

 

  1. BÔNUS

Apresente ao seu cliente diversas vantagens e bônus se ele realizar a compra. E olha que maravilha: esses benefícios acabam agregando valor ao produto principal. Liste tudo o que ele pode ganhar caso compre logo e seja um dos “10 primeiros”, por exemplo.  Todo mundo gosta de uma boa vantagem. Se for algo que seu público deseja muito, a procura será rápida. Acredite: NINGUÉM quer perder uma

grande chance.

 

  1. ACESSO

Quem aí nunca sonhou em fazer parte de um grupo selecionado de pessoas para ter acesso a alguma informação? Essa é uma forma ativada pela curiosidade! Quando você oferece algo que é selecionado apenas para algumas pessoas, automaticamente ativa a curiosidade. Grupos fechados provocam o imaginário das pessoas, pois supõe que algo de especial acontece ali. Se o seu cliente tem a oportunidade de ser um dos exclusivos, acredite: ele não vai perder a chance de estar ali.

 

Como aplico esses gatilhos NA PRÁTICA?

Em praticamente todos os seus locais de conteúdo e comunicação, sejam estes Instagram, WhatsApp, por ligação de telefone e até mesmo pessoalmente, os gatilhos são essenciais para aumentar as chances de compra. Já em conteúdo informativo, eles podem ser usados por tornar o texto atrativo.

Porém, lembre-se de uma regra fundamental: não exagere e seja singelo, senão o seu esforço acaba sendo em vão. Seus clientes não são tolos, tenha cuidado em utilizar e cumpra o que está sendo dito. Tenha palavra: se resta apenas 3 vagas, cumpra a sua palavra. Os gatilhos mentais são apenas uma das ferramentas utilizadas por você, que precisa saber como utilizá-los de forma moderada.

 

Curtiu as dicas? Conta pra gente nos comentários qual dessas vocês já usam antes de saber os benefícios (e os termos! haha).

 

Cheiro!


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