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Empreendedorismo

GUIA PRÁTICO DE COMO COMEÇAR A VENDER PELO INSTAGRAM AGORA MESMO

Postado em 07/07/2020 às 13:09 por Suporte

Desde o início da Pandemia, o comercio eletrônico cresceu cerca de 42,31% na internet, resultado de uma migração intensa e rápida de lojas físicas para as redes sociais como, por exemplo, o Instagram. Ótimos espaços para atrair, engajar e converter, o uso de ações de marketing em mídias como Facebook, Twitter e Whatsapp é uma boa opção na hora de vender mais.

Porém, muitos donos de lojas virtuais ainda não perceberam o poder existente nessa rede social que ocupa o segundo lugar com o maior número de usuários do mundo. O Instagram é, sem dúvida, a rede social em maior expansão no país tanto em termos de audiência quanto de engajamento. Nos últimos meses, diversas ferramentas foram lançadas pelo Instagram para potencializar as vendas na rede social,  trazendo uma oportunidade interessante para o Ecommerce.

Ainda são poucos os empreendedores que realmente sabem como vender no Instagram. Conforme dados de uma pesquisa feita pela Locowise, ferramenta de análise de social media, 75% dos usuários do Instagram já visitaram site, canal ou blog a partir de um anúncio ou publicação no feed, IGTV e story. Além disso, a pesquisa também mostrou que metade dos usuários da rede social segue ao menos um negócio, e que 60% deles afirmam aprender sobre um produto ou serviço na plataforma.

Hoje, viemos aqui te dar um guia básico de como conseguir adicionar o seu negócio nessa rede social e obter bons resultados com ela. Vamos lá?

 

  1. MUDE AGORA A SUA CONTA PARA UM “PERFIL COMERCIAL”

Qualquer perfil pode se tornar um perfil comercial no Instagram. Habilitar essa mudança é fácil e indicada para receber um feedback sobre o engajamento das suas publicações na rede, como análise de dados e impulsionamento.Para ativar essa opção em seu perfil, basta ir até as configurações de perfil em seu Instagram e habilitar a opção “alterar para perfil comercial”.

 

  1. PUBLIQUE CONTEÚDO RELEVANTE

Publique conteúdo relevante, como vídeos e fotos dos produtos/serviços que você vende. Além disso, saiba dosar o que postar de cada coisa, para que o seu perfil não fique apenas com postagens de venda, venda e venda. Ao anunciar produtos no Instagram, você precisa publicar fotos bem produzidas e isso não quer dizer que você precisa gastar muito para produzir algumas fotos, basta uma boa câmera, um bom cenário (feito em casa ou não) e uma boa edição. Para ajudar a melhorar e editar suas imagens, você pode usar aplicativos de fotos, como VSCO, Snapseed e Afterlight ou de vídeos, como o Inshot.

Com uma duração de até 60 segundos para o feed e 15 segundos para os storys, os vídeos no Instagram também podem ser uma ferramenta divertida para mostrar melhor o seu produto e o funcionamento dele.

Após cuidar da parte técnica dos seus conteúdos de imagens. Agora, é importante pensar em como descrever todo esse conteúdo. Saber apresentar com clareza e objetividade os seus produtos é essencial para ter um perfil atrativo. Nunca publique uma imagem ou foto sem legenda e lembre-se de ser sucinto em sua descrição, esta é a hora de ser criativo e saber vender o seu produto.

Não se esqueça das hashtags relacionadas ao seu segmento, elas marcam a imagem e direcionam os usuários ao nicho correto do seu produto. Porém, evite usá-las em excesso, o Instagram permite no máximo 30 hashtags por post, saiba escolhê-las e opte por aquelas que possuem menos de um milhão de menções.

 

  1. TENTE ENGAJAR MAIS USUÁRIOS NO INSTAGRAM

 

Nunca se esqueça dessa palavra: ENGAJAMENTO. Você irá correr MUITO atrás dela enquanto estiver com seu produto na plataforma, afinal, é de acordo com o seu engajamento que o Instagram irá decidir se você é importante para o seu público ou não. Por isso, incentive os seus seguidores a interagirem com as suas postagens. Crie enquetes nos Stories, finalize as descrições de seus posts com uma pergunta instigante, responda os comentários que seus seguidores fizerem em suas postagens, responda os Directs, interaja com a maior quantidade de pessoas que puder e o seu conteúdo se tornará cada vez mais relevante.

 

  1. PROMOVA SEUS POSTS E STORYS

Ao promover um post no Instagram, você divulga o seu negócio para um maior número de pessoas, inclusive para quem não é seguidor. Você pode especificar se prefere promover demograficamente ou por faixa etária e interesses, conseguindo assim fazer um recorte maior e mais preciso de “Público-Alvo”.

 

  1. FAÇA PARCERIAS COM INFLUENCIADORES

Você já ouviu falar no termo “Marketing de Influência”? Use o poder da persuasão dos influenciadores ao seu favor! Esses profissionais e formadores de opinião possuem um público que os segue e os acompanha diariamente, por isso, empresas de todos os segmentos investem diariamente em parcerias que vinculam suas marcas a uma celebridade, por exemplo.

Usar os serviços de formadores de opinião é muito mais vantajoso, com o passar dos anos, a tendência do consumidor de acreditar mais numa marca é o fato de pessoas de influência que ela segue utilizar o produto, como por exemplo: “youtubers” e “instagramers” que vemos por aí. Desta forma, procure por influenciadores que conversem com a sua marca e faça uma parceria de divulgação, consumidores costumam confiar quando eles dizem que um produto é bom. #ficaadica

 

E aí? Já utiliza algumas dessas estratégias? Conta aqui nos comentários. Caso use mais alguma, conta aqui pra gente também!


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